Postado por Marcos Assis | | Posted On terça-feira, 2 de novembro de 2010 at 10:33



Artista – Violeta de Outono
Álbum – Violeta de Outono
Ano de lançamento - 1987


“Canto do extremo do mundo, espero em silêncio profundo”. Os versos de “Outono” refletem o Violeta, uma das melhores e mais criativas bandas desse país. Quem a conhece? Eu, você...
Nunca deixarei de lamentar o que a indústria cultural, herança de Adorno e Horkheimer, faz com a música nesse país. Bandas como o Violeta deveriam ser idolatradas, ouvidas em todas as rádios, comentadas, analisadas. Em vez disso estão condenadas a serem conhecidas pelos guerreiros da boa música, que abominam a mídia e o consumismo barato, e vivem procurando bandas onde só a qualidade prevalece.
“Esse é o final da sua glória, espero que fique além da memória... Anjos procurando se esconder, caídos no abismo tentam se recolher...” Versos de Declínio de maio.
Violeta de Outono, lançado em 1987, remete o ouvinte aos anos 60, ao LSD, ao Floyd, a Barret. Atmosferas magníficas nos envolvem de tal forma que o vinil começa e termina sem você perceber. Uma obra prima daquelas que surgem em momentos de inspiração raríssimos, como Monet, Dali ou Godard. Impossível não se emocionar ouvindo “Faces”, com sua levada ao violão com intervenções da guitarra “espacial” de Fábio Golfetti e do teclado, com uma leve percussão e um baixo melódico. A antiga revista Bizz, (quem tem mais de 30 anos deve ter a coleção em casa), fazia uma votação anual das melhores bandas nacionais e internacionais para a crítica especializada e para o público. Em 1987 o público elegeu o Violeta de Outono como a melhor banda e a revelação do ano. Fantásticos tempos onde a audiência era mais politizada, mais sedenta de boa música, podendo avaliar a qualidade das bandas sem necessitar de um dicionário e de uma bússola.
A formação original do Violeta, com Ângelo Pastorello no baixo, Cláudio Souza na bateria e o fantástico Fábio Golfetti na guitarra e vocais, é um daqueles casos onde cabe a alcunha de “Power trio”. A química entre os caras é fantástica, com a música fluindo sem cessar, vide “Declínio de maio”, “Faces”, “Outono” e “Dia eterno”, clássicos do underground brasileiro.
Baixe, compre os CDs pelo site dos caras www.violetadeoutono.com, veja no youtube, vá a shows, mas não deixe de conhecer o som do Violeta. Boa música, feita no Brasil.


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com