Postado por Marcos Assis | | Posted On segunda-feira, 16 de maio de 2011 at 14:18



Artista – Ira!
Álbum – Psicoacústica
Ano de lançamento - 1988


O Ira! talvez tenha sido a maior banda de rock and roll, na exatidão da palavra, da história do rock brasileiro. Com um som direto e cru, muito bem desenhado pela linha melódica da banda, o talento do guitarrista Edgar Scandurra, um dos mais criativos do país, saltava à frente.

No seu terceiro disco, o Ira! tomou a decisão de abdicar de um produtor para o trabalho. Apenas os integrantes e o engenheiro de som português Paulo Junqueiro fizeram o trabalho. A gravação foi feita no estúdio “Nas nuvens”, no Rio de Janeiro.

"Farto do rock and roll" tem um peso impressionante. A música surgiu de um riff criado pelo baixista Gaspa. Scandurra escreveu os versos que falavam de "outros sons, outras batidas, outras pulsações". Nasi achou ofensivo demais, não quis cantar a letra e pediu para o guitarrista assumir os vocais. Nasi fez as vezes de DJ na música, fazendo scratches. Scandurra confessou mais tarde que sua intenção era dar um toque em Nasi e André, envolvidos até o talo com a produção hip-hop da época.
O disco vendeu apenas 50 mil cópias, 200 mil a menos que o seu antecessor, o não menos clássico “Vivendo e não aprendendo”.

Psicoacústica passou por alguns problemas estranhos. A letra de "Receita para se fazer um herói" foi escrita por um ex-colega de exército de Scandurra, o soldado Esteves. Ele saiu nos créditos, mas acabou ameaçando embargar o disco se uma quantia absurda não lhe fosse paga pela autoria da letra. Ao mesmo tempo, uma leitora da antiga revista de música BIZZ estava acusando o Ira! de plágio, pois tinha lido a letra de "Receita para se fazer um herói" em um livro de história. Coisas dos anos 80... A confusão terminou quando a viúva do escritor português Reinaldo Edgar de Azevedo e Silva Ferreira, o verdadeiro dono do poema, foi encontrada.

Nasi procurou o cineasta Rogério Sganzerla para a liberação das frases de seu filme de estréia, O bandido Da luz vermelha, para as faixas "Rubro Zorro” e "Pegue essa arma”. O diretor concordou, colocando como condição dirigir um clipe para a banda. A gravadora topou, mas Sganzerla pediu muito dinheiro, e, como a gravadora desistiu, ele passou a ligar para Nasi de madrugada ameaçando embargar a obra...

O disco acabou colocando o Ira! meio de lado na mídia por não ser tão “acessível” para as rádios. Nasi afirma que que a decisão foi acertada: "Faríamos tudo de novo, nunca achamos que tínhamos dado uma bola fora”.


Comments:

There are 1 comentários for