Postado por Marcos Assis | | Posted On quinta-feira, 9 de abril de 2009 at 15:31


Artista - The Jesus and Mary Chain
Álbum – Psychocandy
Ano de lançamento - 1985

Microfonia a serviço da arte. No meio musical microfonia é aquele barulho irritante que um microfone faz quando está muito alto, ou uma guitarra faz quando fica muito perto do amplificador. Desde o Velvet Underground, banda de Lou Reed e John Cale, uma banda não fazia tanto “barulho” assim.
O Jesus and Mary Chain, banda escocesa dos irmãos Jim e Willian Reid, lançou Psychocandy, seu álbum de estréia, em 1985. Era totalmente diferente de tudo que era feito na época, exceção feita talvez ao Sonic Youth, banda americana que sempre usou microfonias em suas músicas.
Just Like Honey, dá o tom do disco. Uma base melancólica dedilhada na guitarra, distorção de dois pedais Fuzz usados juntos, vocais quase chorosos, uma bela canção, uma bela e simples melodia, presente até hoje nos shows do Jesus.
Essa calmaria some no começo da segunda faixa, The Living End. Na época chamavam essa configuração de guitarras do Jesus de “parede sonora” tal a força com que entravam nas músicas. Taste of Cindy, Never Understand e a fantástica You Trip Me Up seguem a mesma linha.
Willian declarou algum tempo depois que ele e o irmão sabiam tocar apenas quatro acordes nessa época, e que aprenderam mais alguns posteriormente...
Os álbuns seguintes do Jesus flertaram com batidas mais “eletrônicas” em Automatic, com baladas ao violão em Stoned and Dethroned, mas sempre mantiveram essa chama que deu fama a banda, provando que tudo é música, até barulhos aparentemente indesejáveis como a microfonia, basta saber usar.



MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Comments:

There are 0 comentários for