Postado por Marcos Assis | | Posted On quinta-feira, 9 de abril de 2009 at 15:28


Artista – Nirvana
Álbum – Nevermind
Ano de lançamento - 1991

Os anos 90 foram uma espécie de década perdida para o rock. Inundado de bandas descartáveis, música eletrônica e playbacks. Instituiu-se de forma definitiva o formato “bandas com quinze minutos de fama”, previsto pelo artista plástico Andy Warhol há trinta anos.
Eis que, lá por 1991, surgiu uma música que fugia desse padrão anos 90, uma mistura de rock, punk com um riff e um refrão que grudavam no cérebro. “With the lights out it's less dangerous. Here we are now entertain us. I feel stupid and contagious. Here we are now entertain us. A mulatto, an albino, a mosquito, my libido”. Smells Like Teen Spirit, de uma banda desconhecida de Seattle, o Nirvana. Caras usando blusas de flanela xadrez, gorros, bermudas de skatista, começavam a tomar conta do mundo. Era o Grunge, último grande movimento a mudar a face do rock. Existe uma lenda que fala que quando o rock está estagnado, sem força, sem mais nada para inventar, surge um novo movimento que torna pó o que está sendo feito e cria uma nova página na história da música. Viagens a parte, o Grunge provocou essa mudança, que tinha acontecido pela última vez no final dos anos setenta, com o punk. O cd todo foi um sucesso, Come as You Are, Polly, In Bloom, inundaram os ouvidos de que não agüentava mais tanta mesmice.
Kurt Cobain, guitarrista e vocalista do Nirvana, era o típico rocker. Drogas, álcool e confusões faziam parte de seu dia a dia. Não gostava de entrevistas, não gostava do palco, não gostava de ser líder da banda mais importante do mundo, naquele momento.
A apresentação do Nirvana no Hollywood Rock em 1993, no Rio de janeiro, foi uma das mais conturbadas da banda. Kurt passou o show todo vestido de mulher, tocou várias músicas pela metade, cuspiu nas câmeras da Rede Globo e se masturbou na frente de uma delas. A Globo imediatamente tirou a transmissão do ar, colocando a reprise do show da banda paulista Dr. Sin no lugar. Típica atitude Global... João Gordo, VJ da MTV, acompanhou a banda em sua passagem por São Paulo. Falando sobre o astro Grunge, Gordo declarou: “Kurt era muito depressivo, não ria nunca e só queria saber de heroína. O resto do pessoal ficava na dependência dele e da louca da Courtney Love (mulher de Cobain). O que ele fizesse estava bom para todo mundo, pois era quem mandava lá". Courtney também é um caso à parte. Comenta-se que foi ela quem apresentou a heroína a Cobain, e teria contribuído muito para a decadência do marido. É chamada por alguns fãs de Yoko Ono do Nirvana.Yoko era a mulher de John Lennon, dos Beatles, e foi uma das maiores causas da separação da banda.
O Nirvana lançou mais três álbuns depois de Nevermind, tornando-se ainda mais popular em todo o mundo. Kurt Cobain foi encontrado morto em sua casa, em Seattle estados Unidos, em cinco de abril de 1994. A versão oficial é que ele cometeu suicídio com um tiro na cabeça.



MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Comments:

There are 1 comentários for